CONCEITOS E CONCEPÇÕES

Para subsidiar nossas discussões, sugiro a leitura do texto:  NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: LETRAMENTO NA CIBERCULTURA da Profª Magda Soares.(Clique sobre o nome do artigo para ler)
No texto a autora parte da diferenciação entre a cultura do papel e a cibercultura como um percurso para compreender o conceito de letramento, através do confronto entre as tecnologias tipográficas e digital de leitura e escrita. Faz isso para afirmar os efeitos sociais, cognitivos e discursivos resultantes do exercício de diferentes letramentos, sugerindo que a palavra seja pluralizada para letramentos.
Leia o texto, anote, reflita sobre os conceitos de letramento aí apresentados.
Em seu trabalho como professor e professora, de qualquer ano de escolaridade, o que você observa sobre a relação de seus alunos com os diferentes espaços de escrita?
E você? No caminho entre o manuscrito da Idade Média ao texto eletrônico, onde seu texto se situa? Pense sobre isso.

ATIVIDADE: Construa um Mapa Conceitual que reflita suas conclusões após a leitura do texto. Caso tenha dúvidas sobre como utilizar essa ferramenta, pesquise, encontre e consulte um tutorial.

As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano não apenas como forma de suporte, mas de cultura. De fato, ampliam nossa visão de mundo, modificam as linguagens, propõem novos padrões éticos e novas maneiras de apreender a realidade.
Discutir o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação implica levar em conta dimensões que vão além de informatizar a parte administrativa da escola, de utilizar o computador para pesquisar e planejar aulas.
É formar pessoas capazes de, através da busca, seleção, análise e articulação entre informações, construir e reconstruir continuamente seus conhecimentos, tirando o máximo proveito dos recursos de que dispõem.
Pessoas que atuem em sua realidade, tendo em vista a construção de uma sociedade mais humana e menos desigual.
Cabe aos professores, na sociedade da informação, buscar definir o espaço e a competência do uso do computador, entre outras tecnologias, para alcançar os grandes objetivos da educação.
A partir de agora, construiremos juntos um percurso em busca da construção de projetos educacionais com auxílio do computador. Nesse trajeto, serão levantadas questões e seremos instigados a refletir, interagir e sobretudo aprender fazendo.


REFERENCIAS

www.mindmeister.com/
SOARES, M. - Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf

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